home

Últimas notícias

Saiba todas as novidades, eventos
e informações
sobre a Itaueira.

PUBLICADA EM 11/08/2014

Seminário sobre Frutas e Hortaliças foca em sinergias para alcançar melhores resultados
Florianópolis (SC) - O “Seminário de Frutas e Hortaliças – Alimentação Saudável e Segura” realizado na última quinta-feira (07.08) na Capital evidenciou a necessidade de sinergias entre todos os setores, entidades e instituições atuantes no processo. O objetivo da mobilização é fazer crescer o consumo de alimentos in natura na dieta dos brasileiros, hoje em níveis muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) participou com a apoiadora do evento e também aproveitou a oportunidade para apresentar as linhas geral do Programa Alimento Sustentável, de rastreabilidade e de controle de uso de defensivos. O trabalho foi apresentado pelo diretor da PariPassu Sistemas, Giampaolo Buso.
 
Como resultado prático do processo, os consumidores têm acesso à origem dos produtos que estão à sua disposição nas gôndolas de supermercados catarinenses. Já os produtores podem acompanhar as medições de níveis de uso de defensivos nas suas culturas e promover os ajustes com apoio das estruturas de apoio de campo dos órgãos públicos que atuam na agricultura, caso da Epagri e Cidasc, ambas ligadas à estrutura da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de SC.
 
O consumo de frutas e vegetais oscila de 100g/dia nos países menos desenvolvidos até 450g/dia na Europa Ocidental. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a FAO recomendam o consumo diário de 400g de frutas e vegetais por dia (excluindo batatas e outros tubérculos ricos em amido), para prevenção de doenças crônicas, tais como as cardiopatias, o câncer, a diabetes e a obesidade, bem como para a prevenção e alívio de várias deficiências de micronutrientes, especialmente nos países menos desenvolvidos.
 
veja notícia completa na fonte: ACATS
Copyright® Itaueira - Todos os direitos reservados. Agência Gotcha!